Código de conduta

TECNOx 4.0, Encontro Latino Americano e Caribenho de Tecnologias Livres, é uma coletividade continental e diversificada que trabalha para usar e promover as tecnologias livres dentro de uma cultura de paz.
Esforçamo-nos por tornar o movimento de Tecnologias Livres aberto a tod@s, independentemente da formação acadêmica ou profissional, identidade e expressão de género, orientação sexual, capacidade, aparência física, tamanho corporal, etinicidade, idade, contexto econômico, país de origem ou emprego, religião e outras diferenças. Porque nós viemos de diferentes origens, é importante ser intencional sobre o fornecimento de espaços respeitosos e equitativos – tanto online quanto pessoalmente – para que nossa comunidade possa se unir e se envolver em um discurso construtivo e respeitoso.
O TECNOx é eqüitativo. A equidade é diferente da igualdade; a igualdade é tratar todo mundo exatamente da mesma forma, enquanto a equidade reconhece que todos não partem da mesma posição e, assim, tratar a todos igualmente pode deixá-los nas mesmas posições desiguais nas quais começaram. Por essa razão, incitamos o crescimento de novos paradigmas na disseminação do conhecimento de modo livre. Somos intencionais em reduzir ativamente as barreiras injustas que se interpõem entre as Tecnologias Livres e aqueles que a criam, usam, aprendem com ela ou que ainda não tiveram acesso a este universo.
Este código de conduta aplica-se a todos os espaços TECNOx, tanto online como pessoalmente.
Enquanto operamos sob a suposição de que todas as pessoas envolvidas com o TECNOx compartilham dos valores estabelecidos acima, nós levamos muito a sério as violações do Código de Conduta. Portanto, os indivíduos que violarem este Código podem ser afetados na sua capacidade de participar do TECNOx 4.0, desde temporariamente a moderação on-line até, como último recurso, a expulsão da comunidade ou eventos pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre nosso compromisso com essa estrutura e / ou se não tiver certeza sobre quaisquer aspectos dela, envie um e-mail para 4.0_at_tecnox.org e forneceremos esclarecimentos. 

Como funciona

Este Código é um esforço para manter um espaço respeitoso para todos e discutir o que pode acontecer se esse espaço for comprometido. Por favor, veja as diretrizes abaixo para comportamento comunitário no TECNOx 4.0 em Porto Alegre

Nós ouvimos

Começamos as interações reconhecendo que somos parte de uma comunidade com objetivos complementares. Quando algo acontece e alguém fica desconfortável, nossa primeira escolha é trabalhar com isso por meio de discussões. Nós nos ouvimos.
    Para uma escuta ativa, fazemos perguntas primeiro, em vez de fazer declarações.
    Nós damos às pessoas tempo e espaço para responder.
    Ajustamos adequadamente nosso comportamento quando solicitado.
    Sabemos que repetir o comportamento ofensivo depois de abordado é desrespeitoso.
    Evitamos isso e ajudamos os outros a identificar quando estão fazendo isso.

Nós praticamos o consentimento

Em reuniões pessoais, o espaço físico de todos deve ser respeitado em todos os momentos.
  • Não tocamos em outras pessoas sem perguntar primeiro – isso inclui saudações físicas, como abraços, apertos de mão ou beijos, já que nem todo mundo se sente confortável com o mesmo tipo de toque.

Pergunte primeiro.

Nós respeitamos o direito de todo mundo de ir embora a qualquer momento.
Se você vir ou sofrer uma violação do consentimento em uma plataforma TECNOx ou em um evento TECNOx, entre em contato com os organizadores do TECNOx pessoalmente ou em 4.0(at)tecnox.org.
Observe que muitas formas de assédio não se parecem com abuso físico ou verbal, mas ainda se enquadram nessa categoria. O não consentimento pode incluir a exibição de imagens sexuais em espaços públicos, intimidação deliberada, perseguição, fotos ou gravações sem permissão, interrupção sustentada de conversas ou conversas, contato físico inadequado e atenção sexual indesejada.

Exemplos de comportamento comunitário em pessoa

  • Peça permissão para tirar fotos e postar sobre outras pessoas nas redes sociais (veja Consentimento com a Mídia, abaixo). 
    • Não faça upload de fotos, marque ou mencione outras pessoas on-line sem o consentimento delas.
  • Fale sua própria narrativa, de suas próprias experiências e cultura únicas.
    • Não imite as expressões culturais de grupos dos quais você não é membrx ou descarte as experiências das pessoas como ilegítimas ou meramente pessoais.
  • Use uma linguagem acessível para falar sobre sua área de especialização. Se os outros membros do grupo parecerem confusos, diminua a velocidade; pare e peça entrada.
    • Não apresente informações de maneira / linguagem que ninguém mais na sala possa entender, sem tentar incluir outras pessoas na discussão.
  • Dê a todxs a oportunidade de conversar, apenas interrompendo, se for absolutamente necessário – por exemplo, por violações do Código de Conduta ou atualizações de tempo.
    • Não interrompa repetidamente uma discussão.
  • Pare, ouça e peça esclarecimentos se alguém perceber que seu comportamento ou apresentação está violando o Código de Conduta.
    • Não ignore ou argumente o pedido dos outros para impedir comportamentos potencialmente prejudiciais, mesmo que tenha sido um acidente ou você não esteja dizendo o que está sendo interpretado.
  • Use palavras que descrevam com precisão a situação em vez de termos culturalmente ou socialmente carregados – Por exemplo, “O vento era ridiculamente forte!” Em vez de “O vento estava louco!” 
    • Não use a terminologia de incapacidade e saúde mental / emocional para descrever uma situação metaforicamente , mesmo que pareça normal usá-lo.
  • Peça a alguém antes de tocá-lo, mesmo quando estiver brincando ou cumprimentando, a menos que a outra pessoa tenha dado consentimento verbal. Abraços, beijos nas bochechas e apertos de mão são saudações normais em algumas culturas, mas não em todas as culturas.
    • Não inicie ou simule contato físico sem consentimento, mesmo que pareça normal. Desengate e encontre outra atividade se alguém não o convidar e não estiver envolvido com você. Não viole o espaço pessoal continuando sua presença física em espaços privados sem consentimento.
  • Use um tom uniforme, taxa e volume de voz quando discordar. Observe que as diferenças serão comuns e algumas serão irreconciliáveis ​​em um movimento diversificado.
    • Não ofender verbalmente ou fisicamente, assediar, gritar ou intimidar qualquer participante, palestrante, voluntário ou expositor.
  • Use os pronomes que as pessoas especificaram para si mesmos.
    • Não propositalmente use pronomes erroneos para alguém (ou seja, recusando-se a usar seus pronomes de gênero corretos) após eles te contaram seus pronomes corretos. Intensifique e comente quando vir violações ocorrerem enviando um email para 4.0(at)tecnox.org.
  • Não espere que as pessoas que estão sujeitas a violações do Código de Conduta estejam confortáveis ​​ou sejam capazes de lidar com elas ou denunciá-las.
Este Código de Conduta (CoCs)  foi baseado no Código de Conduta do GOSH – Encontro Global para Hardware de Ciência Aberta, o qual por sua vez foi construído de forma colaborativa e extraído de outros CoCs, incluindo os do Public Lab, International Congress of Marine Conservation 2016, and TransH4CK.

Consentimento de Mídia

Haverá um comunicado de mídia para o TECNOx 4.0. Se você não deseja ser fotografado ou assinar o comunicado, você é responsável por colocar adesivos em seus crachás e / ou levantar a mão no momento para alertar os fotógrafos a tirar você do quadro, Armação. Estamos felizes em acomodá-lo.
Se você está tirando uma foto, deixe as pessoas na sala saberem.
Sempre verifique com os pais sobre postar qualquer coisa com menores, e nunca coloque o nome de um menor em conjunto com sua fotografia.

Política Anti-Assédio               

O TECNOx 4.0 está comprometido com uma política anti-assédio que visa proporcionar uma experiência livre de assédio para todos e todas as participantes, independentemente de identidade de gênero, necessidades especiais, orientação sexual, aparência física, etnicidade, religião e condição sócio-econômica.
Nós – membros da organização TECNOx 4.0 – não toleramos nenhuma forma de assédio ou desrespeito aos participantes do evento.
Imagens e linguagem de caráter sexual discriminatório não são apropriadas para o TECNOx 4.0. Participantes que violarem este código de conduta serão convidados/convidadas a se retirarem do evento, sem direito a reembolso do valor da inscrição.
A prática de assédio inclui comentários ofensivos – relacionados com gênero, orientação sexual, aparência física, necessidades especiais, etnicidade, religião e status sócio-econômico – imagens de cunho sexual mostradas em lugares públicos e/ou nas palestras e atividades do TECNOx 4.0, intimidação, perseguição, assédio com câmeras fotográficas e com câmeras de vídeo, repetida interrupção de falas e/ou outros eventos, e contato físico sem consentimento.
Participantes cujo comportamento infrinja as regras de conduta do TECNOx 4.0 serão advertidos e devem imediatamente cessar os comportamentos ofensivos, sob o risco de serem convidados a saírem do evento sem a possibilidade de retorno. Os/as organizadores(as) do TECNOx tomarão as medidas necessárias para impedir que práticas de assédio aconteçam e/ou sejam repetidas nas palestras  e atividades do TECNOx 4.0.
Se você se sentiu ameaçado/ameaçada ou desrespeitado/desrespeitada, entre em contato com a organização e exponha as suas preocupações e o ocorrido. Membros da organização do TECNOx podem ser identificados através de seus crachás (com fundo de cor preta).
A organização tomará as medidas necessárias para impedir que as práticas de assédio se repitam. Nós integramos e valorizamos muito a comunidade Software Livre e desejamos a todos um excelente evento, independentemente das diferenças que todos possuímos, que não devem, de forma alguma, nos dividir.
Contato: 4.0(at)tecnox.org.
Nós esperamos que todos/as participantes sigam as orientações gerais deste documento e não permitam que práticas sexistas e discriminatórias venham a acontecer no TECNOx.
Licença e Atribuição
Esta política está licenciada através da Creative Commons – Brasil – Zero (Domínio Público) e foi baseada na política anti-assédio do wiki “Feminist Geek”, criada pela Ada Initiative com a ajuda de várias voluntárias e voluntários.
Esta política foi baseada na Politica anti-assédio do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), que por sua vez foi baseado em várias outras políticas anti-assédio. Incluindo a política da Ohio LinuxFest, escrita por Esther Filderman e Beth Lynn, e a Con Anti-Harassment Project.
Mary Gardiner, Valerie Aurora, Sarah Smith, e Donna Benjamin generalizaram as políticas e adicionaram materiais de suporte. A tradução para o português do Brasil foi feita por Luis Felipe Murillo. Membros da LinuxChix, Geek Feminism, bem como outros grupos contribuíram para este trabalho.

Como relatar um problema

Pessoalmente – Oficial de segurança ou Organizadores do TECNOx: Se você estiver em um evento TECNOx com um Oficial de Segurança designado, sinta-se à vontade para abordá-los ou a um organizador.
Via e-mail – Organizadores do TECNOx 4.0: Se você tiver experiência ou testemunhar alguma coisa, também pode enviar um e-mail para os organizadores em 4.0(at)tecnox.org.
Os relatórios nunca devem ser feitos através das mídias sociais.

Consequências

Qualquer pessoa que peça que impeça que o comportamento que viola o Código de Conduta seja cumprido imediatamente, mesmo que discorde do pedido.
Os organizadores do TECNOx 4.0 podem tomar qualquer ação considerada necessária e apropriada, incluindo a remoção imediata da reunião sem aviso prévio.
Os organizadores reservam-se o direito de proibir a participação em qualquer reunião futura.