Português Brasileiro:
Castelhano:
Programação
O TECNOx, enquanto coletividade latino-americana de desenvolvedores e usuários de tecnologias livres, integrando atores acadêmicos e não acadêmicos, propõem não só painéis, sessões e oficinas mas também novos formatos de participação para a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, tais como as desconferências.
-
Desconferências – As desconferências são rodas de discussão sobre temas levantados coletivamente e espontaneamente pelo grupo, no que também pode ser entendido como uma forma de crowdsourcing. A dinâmica tem a seguinte estrutura:
-
-
Toró de ideias (Brainstorm): Os participantes são convidados a escreverem em papéis e colarem em um quadro temas de seu interesse, que podem ser abrangentes ou específicos.
-
Agrupamento: Ao final do levantamento de ideias, os assuntos são agrupados em alguns aglomerados e nomeados de acordo com um tema comum que conecta esses tópicos. Esse processo também é conduzido organicamente por todos os participantes.
-
Rodas de Conversa: A partir da definição dos tópicos, a organização do evento indica os espaços reservados para cada um temas e convida os participantes a se organizarem. Para as rodas de conversa, é importante que um integrante se coloque como facilitador, quem tem a missão de garantir a participação de todos na conversa, e outro se coloque como relator, quem tem o objetivo de documentar aspectos importantes e consensos da discussão. Essa documentação é disponibilizada abertamente em meio virtual, constituindo um dos resultados consolidados do evento, que se apresentam como referências para os grupos de trabalho presentes e, de maneira mais ampla, a toda a coletividade engajada ou em tecnologias livres em temas transversais às mesmas.
-
Relatos: Ao final das conversas, todos os participantes são convidados a se reunirem e então os relatores compartilham com o grande grupo como foi cada uma das desconferências.
-
-
Sessão de pôsteres e mostra de tecnologias livres: Cada projeto selecionado para publicação no livro de resumos terá a oportunidade de ser exibido na forma de pôster e, havendo a possibilidade, acompanhado de uma amostra da tecnologia. Estas sessões serão iniciadas com um pitch, de 3 minutos, onde cada equipe irá apresentar seu trabalho no palco para cativar os demais a visitarem seu pôster. Serão aceitos trabalhos que envolvam pesquisa ou desenvolvimento de tecnologias livres, sejam projetos biológicos, hardware ou software livres, podendo ser expostos como pôsteres. Estará aberta a possibilidade da montagem de estandes com protótipos e pôsteres em um espaço amplo no qual participantes e visitantes possam transitar e conhecer os trabalhos.
-
Oficinas – Esses serão momentos que combinarão oficinas pré-programadas e outras propostas espontaneamente ao longo do evento em dois turnos. A proposta é promover momentos para facilitar a inserção de novos participantes no movimento, a partir do compartilhamento de conhecimentos práticos. Além disso, abre-se uma oportunidade para que diferentes grupos e indivíduos, mesmo os mais experientes, troquem conhecimentos e preencham lacunas que percebam para melhor contribuírem para a coletividade de tecnologias livres. Serão oferecidas oficinas direcionadas aos indivíduos e coletivos que tem a intenção de fazer projetos abertos, porém não tem a experiência para fazê-lo, uma vez que este é um ramo recente da tecnologia. É necessário desenvolver a documentação do projeto considerando os formatos de arquivos e programas utilizados no desenvolvimento. Aspectos de licenciamento também devem ser considerados para tornar uma tecnologia livre, demanda que muitas vezes não está clara para as pessoas. Assim, algumas oficinas terão o objetivo de aprimorar a apresentação da documentação, licenciamento, ferramentas utilizadas, formas de comunicação dos projetos inscritos, visando facilitar a criação de derivações do projeto e/ou a expansão da coletividade de usuários e desenvolvedores do projeto.
-
Painéis – Os painéis serão momentos de discussão entre referências em determinados assuntos considerados importantes pela organização do evento e os quais estão intimamente relacionados com o tema do evento: ética, direitos humanos e tecnologias livres. A partir disso, pretendemos atingir ressonância entre o grande grupo sobre reflexões e fundamentos importantes sobre cada um dos temas elencados pelos especialistas convidados. Os painelistas terão de 15 a 20 minutos para suas falas iniciais e então será aberto um momento de debate.
Pitch, sessão de pôster e mostra de tecnologia
Para o TECNOx foram selecionados projetos que usam, pesquisam ou desenvolvem tecnologia livre na América Latina e no Caribe. Os projetos selecionados serão apresentados ao longo dos 5 dias de evento, todos os dias das 13h30 as 14h. Cada dia terá um tema principal: instrumentação, biologia, educação e movimentos sociais, educação e tecnologias de ensino e reciclagem, energia e agricultura. Cada equipe terá 5 minutos para falar sobre seu projeto. Após a fala, os trabalhos serão apresentados na forma de pôster ou exposição dos projetos juntamente a mostra de tencologia. A sessão de pôster/mostra de tecnologia – que ocorrerá das 14h às 16h – é um momento dedicado para que a comunidade TECNOx conheça mais sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos. É o momento para tirar dúvidas sobre os projetos, propôr soluções, firmar parcerias e fazer novos amigos.
Os pôsteres e projetos para exposição devem ser montados no dia da apresentação, entre 8h30 e 9h00. Por falta de espaço e estrutura, não poderemos deixar todos os projetos e pôsteres expostos durante todo evento, apenas aqueles que serão apresentados no dia.